quinta-feira, 9 de maio de 2013

AINDA SOBRE VISAGISMO....


Hoje virou “moda” falar sobre visagismo.
Mas, ao perguntar o que é visagismo, vemos respostas prontas. VISAGISMO VEM DA PALAVRA FRANCESA VISAGE (ROSTO);  ou  visagismo é estudo do rosto. E esta certo, porem sabemos que é muito mais que isso, tem explicações cientificas também, como por exemplo: ESTUDO DAS CARACTERISTICAS FISICAS ( PESSOAS FLEUMATICAS, COLÉRICAS, ETC) . São explicações complexas e cientificas, sabemos  que  Hipócrates (460 a.C.-377 a C.) foi um médico grego, considerado o pai da medicina, já fazia observações sobre as características físicas das pessoas.
Antes de tudo isso vir a tona há alguns anos, nós que estamos na área há mais tempo falávamos sobre a importância dos tipos de rostos. Rostos ovais, quadrados, triângulos e redondos. Cada um destes tinha um corte especifico. Ou seja já falávamos de visagismo, pois estudávamos os tipos de rosto para sabe o estilo de corte que se adequava melhor. Quero dizer com tudo isso, que a única coisa nova nisso tudo é o uso da palavra, por que o estudo já vem desde 400 a.C. pelo menos.
Sem falar dos barbeiros cirurgiões que andavam pelo mundo cortando cabelos, barbas e ouvindo as aflições de seus clientes que não queriam apenas barba e cabelo, mas também que eles lhe curassem doenças. Com o fim deste profissionais, a profissão continuou ouvindo as aflições e confissões das pessoas pelos séculos afora.
Hoje o mercado esta cada vez mais competitivo e específico,,   e esta se  subdividindo mais e mais. E em nossa área não é diferente.
Por isso a definição de visagista. Esse profissional pode ou não ser cabeleireiro, por que para fazer essa avaliação não é necessário saber executar, porém  nos dias de hoje para ser um bom cabeleireiro é necessário ser visagista, saber fazer uma boa avaliação,  para se ter uma excelente execução.
Voltando ao tema, ser visagista na prática é saber avaliar o tipo de rosto da cliente, os tipos de fios, quantidade, etnia,  profissão, ou área de trabalho ou estudo, comportamento, etc. E temos que fazer isso em pouco tempo. Portanto o profissional tem que ter a mente aberta, observar tudo ao mesmo tempo. Tem pessoas que são mais expansivas e comunicativas, outras mais reservadas, é importante observar o máximo de detalhes possível,  quanto mais detalhes melhor o resultado final.
Lembrando que, não deve ser feito uma franja por que o estilo de cabelo e formato de rosto combina, não deve ser feito um curto por que fica “perfeito” com as características étnicas, não se deve fazer um cabelo clássico só pelo fato da pessoa trabalhar em uma área que requer seriedade, etc.  Ou  seja o visagismo serve para se ter mais informações  sobre uma pessoa, porém o cada pessoa é um individuo, que pode ter  muitas características físicas, étnicas ou comportamentais misturadas. Então cada pessoa tem seu próprio estilo, e não tem uma fórmula pronta.
Ser visagista é muito importante e nós profissionais da área devemos ser, porém, respeitar o desejo das pessoas é fundamental, devemos apenas indicar, sugerir, não impor. O bom relacionamento entre cliente e profissional é que faz a diferença. Quando há confiança, respeito, e boa técnica o resultado é perfeito.

(Leu? Gostou? Então participe deste site clicando em cima em: "participar deste site", Abraços e até a próxima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário