sexta-feira, 26 de outubro de 2012

"eventofashion" por Leticia Noya...


Hoje estou reproduzindo a matéria que saiu no blog "eventofashion" da Leticia Noya... espero que gostem...

Temporada Presidente Prudente e Personalidades – Rinaldo Campos

Pessoal hoje na 2ª Entrevista da Temporada, a nossa personalidade é o cabeleireiro e visagista Rinaldo Campos. Em Prudente há mais ou menos 6 anos,Rinaldo faz sucesso por onde passa, mexendo com a cabeça das mulheres literalmente. Vamos conhecer um pouco mais dessa “Personalidade”Então VEM...

Um pouco de Rinaldo:
Cabeleireiro, visagista e consultor, Rinaldo atua na área da beleza há mais de 25 anos. Realiza trabalhos como colunista de sites e revistas. Premiado com alguns títulos, como: tesoura de ouro, esmeralda entre outros, busca sempre novas aprendizagens e crescimento profissional. E leva em sua bagagem uma frase: “Você pode sonhar, projetar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas é preciso pessoas para tornar o sonho realidade” Walt Disney




Evento Fashion:
 Primeiramente gostaria de agradecer sua participação Rinaldo, e dizer com grande satisfação, como é bom falar do seu trabalho e sua contribuição como Personalidade para Presidente Prudente. Como é para você, ser um profissional com diferencial competitivo, em especial trabalhando com o visagismo e estética?

Rinaldo Campos: Olá! Antes de mais nada, quero agradecer o carinho dedicado a mim! Sobre a pergunta: atuo em um mercado cada vez mais competitivo, não levo a competitividade para o lado pessoal, apenas profissional. Me dedico cada vez mais, pois sei que o mundo não para. Amo o que faço,então para mim, é fácil estar nesse mercado.


EF: Você recebeu o prêmio tesoura de ouro? Como foi?

Rinaldo: Recebi alguns prêmios, esse “tesoura de ouro” recebi em 2001, é
importante para mim, principalmente pelo motivo que o recebi, na época tinha que ter uma indicação e tive de um grande profissional do mercado “mont-cristo” um dos maiores profissionais até hoje em atividade no país. Sei que minha técnica e comportamento profissional me levaram a esse titulo a menção honrosa que veio foi essa :
“Rinaldo Campos - reconhecendo seu digno trabalho como exímio cabeleireiro,
pela ética, profissionalismo e importância fundamental à sociedade!”
Como eu disse isso me motivou ainda mais, recebi outras: “ tesouras, diamante, esmeralda e outros”. Pena que acabou esse prêmio! Tenho visto outros por ai, mas a pessoa que organizava esse, parou +/- em 2003-2004. Chamava-se Elza Pessoa! Fui um dos últimos a ser homenageado por ela!

"O visagismo ajuda e muito nessa busca, seu uso correto, melhora a auto-imagem, e facilita seu dia-a-dia, sem falar na melhora da auto estima"

EF: O que é o visagismo na prática?

Rinaldo: Visagismo. Nome francês, que se usa para avaliar tipo de rosto.
É um conceito, nem tão novo, na área da beleza, e vem ajudando a criar uma imagem mais personalizada e individual, pois não podemos aplicar em todos os mesmos estilos, por que cada pessoa é um mundo, e o visagismo, nos ajuda a conhecer esse mundo!


EF: Quais são os benefícios do visagismo?

Rinaldo: Desde sempre as pessoas vem buscando um estilo adequado para poder
estar bem, o visagismo ajuda e muito nessa busca, seu uso correto, melhora a auto-imagem, e facilita seu dia-a-dia, sem falar na melhora da auto estima!


EF: Em quais elementos o visagismo pode ser aplicado? Até onde um
visagista deve interferir na decisão do cliente?


Rinaldo: Ele pode e deve ser aplicado em todos, desde que solicitado, é claro!
Na minha opinião, o visagista deve sempre que solicitado, aplicar o visagismo, mas jamais interferir na decisão do cliente, pois muitas vezes o visagista pode acreditar que esta ajudando e não esta, por que não estar em harmonia com o visual pode ser um estilo próprio, ou uma escolha do cliente, e se a pessoa se sente bem, podemos dar dicas para melhorar, mostrar novos conceitos, mas interferir nunca!


EF: Cite alguns dos erros mais comuns cometidos em maquiagens e cortes
que podem ser evitados com o uso do visagismo?


Rinaldo: É difícil para eu julgar algo como erro, por que o que é erro para
mim, pode ser estilo para outro, e o cliente é quem deve julgar isso.
Quando ele volta a me procurar, sei que acertei ou ao menos, passeiconfiança para que ele possa se adaptar ao meu estilo de trabalho.


EF: Quais os aspectos e características do cliente que devem ser
analisadas pelo visagista?


Rinaldo: Avaliamos o comportamento, forma de se vestir, falar, andar, espessura dos fios, características genéticas, formato de rostos, etc.
É um conjunto de coisas. No inicio ficamos avaliando um a um, com o tempo e experiência, o visagista, consegue fazer isso de uma forma mais tranquila, em um simples bate papo, da para ver as principais características que devem ser usadas, e com o conhecimento entre as partes as coisas vão acontecendo mais naturalmente e com maior precisão. É necessário confiança mutua, e isso vem com o tempo.


EF: O visagismo causou uma grande movimentação no mercado de beleza nos
últimos tempos. Na sua opinião, é uma tendência crescente a presença deste profissional nos salões?


Rinaldo: Na realidade, isso sempre foi usado, só que não tinhamos tanto conhecimento, sobre o assunto. Cada vez mais profissionais buscam saber sobre visagismo, e não tem volta. Com o tempo os profissionais que atuam nessa área serão todos visagistas, tenho notado que outras áreas também estão buscando entender mais sobre o assunto!


EF: Sabemos que hoje, o visagismo é um diferencial no mercado competitivo da estética, como você vê e lida com isso?

Rinaldo: Lido de forma natural, porque dei a sorte de trabalhar no inicio da
minha carreira com um estudioso, e aprendi desde cedo, que precisamos respeitar os clientes com suas vontades e desejos, e mostrar quando é possível, e se não é, o que podemos fazer para agrada-lo. Sinto uma pena isso ser um diferencial.


EF: Quais características o visagismo leva em conta na hora de ajudar
a compor o look ideal para o cliente?


Rinaldo: Principalmente o tipo de rosto, textura e quantidade de cabelos. Em
seguida o tipo de pessoas que estamos lidando, se é tímida,extrovertida, calada, falante, etc.


EF: Muitas mulheres ainda baseiam-se em cortes de cabelos de artistas
famosas para compor seu visual. Isso é um erro?


Rinaldo: O erro não é se basear em um corte, o que acontece é que muitas
mulheres querem se parecer com a artista (rs) e nem sempre isso é possível.
Já fiz um teste, dei várias revistas para algumas clientes, e percebi que geralmente elas querer um cabelo de uma artista parecida com a outra, ou sempre querem algo igual ha de uma artista específica! Então não é um erro, mas nem sempre como eu disse antes, é possível!

“ É importante se valorizar, estar em harmonia, e com um
estilo adequado é um direito, e um visagista consegue ajudar”


EF: Além das tendências, no que um visagista precisa se basear para
fazer um bom trabalho?


Rinaldo: Coerência!


EF: Quais dicas você deixaria para as pessoas que ainda não conhecem o
trabalho de um visagista?


Rinaldo:
 Saber que é importante se valorizar, estar em harmonia, e com um
estilo adequado é um direito, e um visagista consegue ajudar!


EF: Você ministra palestras sobre o tema. Tem agenda para divulgação?
Como funciona?


Rinaldo:
 Sim, ministro há muito tempo. Nessas palestras falo, o que é o visagismo, como aplica-lo no dia a dia, falo também sobre auto-valorização profissional, a importância de uma boa técnica, onde buscar isso, de onde vem a moda e tendências. Sobre agenda, é variável, pois no momento não estou trabalhando para nenhuma marca, só vou quando me convidam, centros técnicos, alunos de moda em faculdades, ou cabeleireiros que montam turmas. Minha maior dedicação hoje é no meu studio onde atendo diariamente como cabeleireiro e visagista!

Nós do Blog Evento Fashion, gostaríamos de agradecer sua participação Rinaldo, por ter nos recebido com tanta atenção e carinho. Sucesso na vida e no blog. Acessem: http://rinaldocampos.blogspot.com.br/ e corram para mudar o visual:

STUDIO RINALDO CAMPOS
RIBEIRO DE BARROS 1287- VILA DUBUS – PRESIDENTE PRUDENTE
(18) 3222 -7537



Pessoal, espero que tenham gostado da entrevista, e fiquem ligados nessa deliciosa temporada. Até a próxima... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário