quinta-feira, 21 de julho de 2011

QUIMICA x GRAVIDEZ



HOJE RECEBI UM LINK COM UM ASSUNTO INTERESSANTE, FALA SOBRE PERIGOS DA QUIMICA EM MULHERES GRAVIDAS, RESOVI POSTAR AQUI A MATERIA E EM SEGUIDA MINHA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO:

Uso de tintura de cabelo na gravidez aumenta risco de câncer em bebês
Seja o primeiro a comentar
São Paulo - O uso de tinturas ou alisadores de cabelo durante os três primeiros meses de gravidez aumenta em quase duas vezes o risco de o bebê desenvolver leucemia nos primeiros dois anos de vida. Embora seja considerada uma doença rara, a leucemia atinge cerca de 5% das crianças nessa idade.

A conclusão é do primeiro estudo epidemiológico brasileiro que investigou o tema. O trabalho foi realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) por mais de dez anos. Ao menos por enquanto, os dados sugerem que as mulheres não devem pintar os cabelos durante a gravidez.

O trabalho foi realizado em 15 centros de todas as regiões do País, exceto a Norte. Foram analisadas 650 mães: 231 com filhos diagnosticados com leucemia antes de 2 anos de idade e 419 mães controle sem filhos com câncer.

Segundo o biólogo da ENSP Arnaldo Couto, autor do estudo, das 231 mulheres cujos filhos tiveram leucemia, 35 (ou 15,2%) usaram produtos químicos no cabelo no primeiro trimestre da gravidez. Entre as 419 mães controle, 41 (ou 9,8%) utilizaram tinturas no mesmo período.

"O estudo mostrou que a doença não se manifestou ao acaso. Há uma associação significativa entre a exposição a tinturas e alisantes com o desenvolvimento de leucemia", diz Couto.

Maria do Socorro Pombo-de-Oliveira, chefe do Programa de Hematologia e Oncologia Pediátrica do Inca, que coordena o estudo, confirma a importância do achado e afirma ter ficado surpresa com os resultados. ?É a primeira vez que um trabalho olha para essa direção. Mas, como se trata de uma doença rara, o número de casos precisa ser confirmado em análises experimentais posteriores?, diz ela. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
(http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/estado/2011/07/20/sem-resolucao-oficial-medicos-alertam-sobre-uso-de-tintura.jhtm)

MINHA OPINIÃO:
os medicos proibem há muitos anos a tintura nos tres primeiro meses de gravidez, até ai sem novidades, mas muitos nem sabem dizer quais os compontes essas quimicas levam, e tambem não sabem, se existem outros produtos com essas substancias, e as mulheres que nem sabem que estao gravidas? E nao há na literatura medica nem um caso comprovado, que a coloração principalmente tenha causado qualquer problema, a nao ser o enjoo por causa do cheiro (Ja aconteceu comigo de cliente reclamar do cheiro, perguntando se eu havia mudado a coloração, ou simplesmente sentir uma irritação diferente,ou sentir enjoo durante a aplicação, e assim descobriu que estava gravida, tenho varios casos assim nesses quase trinta anos de profissão), o que os médicos fazem é perceber que crianças que nasceram com alguns "problemas" é verificado que algumas das mães coloriam os cabelos, só não percebem que a maioria das mulheres nos dias de hoje pintam os cabelos, entao é claro que a maior parte das mães que tem crianças com algum problemas tinham os cabelos com quimica.
Como eu disse a grande maioria pinta o cabelo. Segundo as pesquisas deles a mairia das mães com essas criaças que desenvolveram cancer não pintavam o cabelo, e sera que a mairia das mães citadas não pintavam a unha? ou passavam algum oleo na barriga para combater as estrias? sera que elas não se maquiavam? Ou seja é necessario primeiro isolar todos os componentes de uma quimica para saber qual pode causar cancer, e verificar se essa substancia tambem não é usada em outros cosmeticos, e depois que for comprovado caso o seja , deveria ser proibido não apenas nos primeiros tres meses de gravidez, e sim durante a gravidez toda, alias deveriam ser retirados do mercado por causar cancer as pessoas!
As empresas de cosmeticos acreditam que um dos grandes vilões nas qumicas são a amonia, por isso estão usando cade ves menos em suas colorações, e algumas já não usa mais, inclusive nas descolorações ja existem algumas marcas sem nenhuma amonia.
Em relação aos alisamentos, a questão é diferente, pois sabemos que não há o mesmo controle e tem muitos produtos no mercado proibido, e infelizmente há produtos surgindo toda hora sem passar pela vigilancia ou alterados em salões, so menos é que "ouvimos" por isso no caso dos alisamentos, temos que tomar todo o cuidado evitar ao maximo. Principalemnte em gravidas! Outro problema é que muitas mulheres só descobrem que estão gravidas no segundo ou terceiro mes de gravidez outras tempos depois, por isso no caso de alisamentos (transformações quimicas, é necessario o teste, assim podemos verificar uma senssibilidade maior) e na duvida pedir que a cliente consulte um medico antes da aplicação!
Eu como cabeleireiro preso peloas minhas clientes, como pai preso por minhas crianças e pela dos outros, e apoio a saude de todos, mas só que há anos ouvimos que isso é proibido, sem um estudo concluisivo, não é justo na duvida colocar as colorações como vilãs, quando uma cliente me diz que seu médico "a proibio" eu respeito mesmo sem concordar, mas ja esta na hora de antes de eles "simplesmente proibirem" estudarem a formulação quimica de uma coloração e descobrir de fato se faz mal, e qual é a composição que é a vilã, depois disso aí sim, se não for possivel uma coloração sem essa substancia, deveriam proibir em definitivo, com certeza todos os profissionais concientes apoirão essa medida, até lá, eles tem que levar em conta que mais da metade das mulheres (mães) dessas crianças verificadas não usavam tintura!
Abços

Nenhum comentário:

Postar um comentário