quinta-feira, 22 de março de 2012

MUDANÇA DE ESTAÇÃO: MITOS E FATOS...

Estação do ano é uma das quatro subdivisões do ano baseadas em padrões climáticos. São elas: Primavera, Verão, Outono e Inverno.

Estamos iniciando o outono, que é a estação do ano que sucede ao Verão e antecede o Inverno. É caracterizado por queda na temperatura, e pelo amarelar das folhas das árvores, que indica a passagem de estações.
Em relação à moda, especificamente cabelo, não existe grandes mudanças nesta época, principalmente no Brasil que tem a maior parte do ano, clima quente.
Mas é uma transição para o inverno, época que as cores “quentes” costumam dominar as ruas.
Nesta época, temos também a maior feira de cosméticos da América Latina, a Hair Brasil, evento que” promete” novidades e lançamentos para as próximas estações.
Mas o que tenho visto nas ultima edições, são apenas releituras e mudanças de nomes para tudo o que vem sendo feito há décadas. Sei que “nada se cria tudo e tudo se copia”! Mas sempre ficamos com vontade de ver algo realmente novo.
Mas o que temos de novo de verdade, são perfis de clientes, pois a cada dia ganhamos uns e perdemos outros, os motivos que perdemos são muitos: mau atendimento, mudança de endereço, preço, concorrencias, etc. E ganhamos pelos mesmos motivos e também pelo marketing.
Por falar em marketing, todos os dias quando vejo jornais e revistas, tenho ouvido que a área da beleza é a que mais cresce. Só não é dito que quem cresce realmente são as empresas, e muito mais em numero de novas empresas do que em vendas. Ou seja cada dia surge uma nova marca no mercado para dividir o mesmo publico. Como o publico principal é o profissional, os mesmos, incentivam a cada dia por meio da midia que vale a pena investir na área da beleza, enchendo as escolas de cabeleireiros e estéticas de novos alunos.
Só não é dito que eles irão buscar o mesmo publico de quem já esta no mercado há anos, e além disso a cada “novo” profissional que “nasce” o mercado perde vários clientes, que são sua família e amigos próximos que normalmente deixam de ir aos antigos profissionais para frequentar e prestigiar o do seu parente ou amigo.
As escolas estão cheias de pessoas querendo se formar em cabeleireiros , esteticistas e maquiadores, as escolas estão ganhando, mas o mercado perdendo, pois, além de dividir o mesmo publico, muitos ingressam no mercado sem fazer estágios, saem das escolas e vão direto para montar seu próprio negocio, comprando equipamentos e produtos cosméticos aumentando a venda dos mesmos, que mostram seus novos números e crescimento, incentivando outros e assim por diante. Mas as pessoas estão vendo cada dia mais salões e casas de belezas, vendo também concorrência nos preços, o que tem derrubado cada vez mais a qualidade profissional e no atendimento, fazendo cair faturamento. Com isso cada dia vários salões fecham as portas , e muitos não tem capital para investir em treinamentos. Ou seja, o mercado esta inchando, mas o que esta acontecendo de fato é uma corrida ao ouro, estão “dizendo por aí” que a área da beleza é a melhor maneira de ganhar dinheiro, mas ninguém explica os fatos (que estou explicando aqui), claro que é uma ótima área estou nela há 30 anos, mas não há milagres (não nesse ramo). Esta na hora de mais qualidade e menos quantidade. As pessoas (clientes ) merecem, nós profissionais merecemos. Mas a cada mudança de estação só vemos as mesmas cores, os mesmo estilos e as mesmas mentiras contadas pela midia sobre o nosso ELDORADO, todos precisam saber que temos primavera, verão, outono e às vezes inverno intenso também!
Um bom outono a todos nós.